Melhore sua Memória comendo bem!

Hoje vivemos um estilo de vida que esta nos deixando doentes e levando a degeneração de nosso cérebro. A nutrição tem desempenhado um papel importante na maneira como você vive, Melhore-sua-Memória-comendo-bem. Pessoas que comem uma dieta saudável são menos propensos a sofrer sintomas de demência à medida que envelhecem. Muitos estudos revelam que dietas ricas em gorduras ruins estão ligadas ao desenvolvimento de perda de memória, porque o alto teor destas gorduras leva à inflamação e à produção de radicais livres. O consumo de menos calorias reduz a geração de radicais livres, ao mesmo tempo em que estimula a produção de energia das mitocôndrias. Hoje sabemos que essa gorduras desempenham um papel chave nas doenças degenerativas. De longe a gordura mais importante para utilização de energia pelo cérebro é o Beta-hidroxibutirato ( beta-HBA). Então Melhore sua Memória comendo bem. Um bom exemplo desta gordura é o óleo de coco que é precursor da (beta-HBA). Embora não esteja exatamente claro como uma dieta de terapia nutricional saudável reduz o risco de doença degenerativa, acredita-se que uma boa quantidade de  ingestão de frutas e vegetais e o ômega 3 encontrado em peixes ou substitutos vegetarianos sejam protetores da degeneração cerebral.

A dieta básica com menos calorias, carboidratos moderados e proteínas é uma escolha para diminuir o risco de demências. O consumo de vegetais orgânicos crus ou levemente cozidos no vapor, especialmente espinafre e vegetais de folhas verdes são os mais indicados. Assim como as sementes de gergelim e as sementes oleaginosas. Lembre-se também que os mirtilos protegem o cérebro da degeneração, bem como o açafrão que tem propriedades antioxidantes profundas.


Melhore-sua-Memória-comendo-bem

Lasanha de espinafre e cogumelo


Ingredientes:
Uma embalagem de macarrão para lasanha de trigo integral ou de espinafre (compro sempre da Petybom)
1 colherer de sopa de sal marinho
1 colher de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de manjericão, seco
2 cebolas roxas cortadas finas, ou raladas em ralo grosso
6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 colherer de sopa de alho picado
700ml de purê de tomate, caseiro de preferência ou Pomarola tipo Clássico só este presta
6 cogumelos grandes, fatiados
1 quilo de Espinafre
Uma embalagem de queijo ricota (500 gms)
500 grs de queijo Mozzarella
Pacote de queijo parmesão

Modo de fazer:

Cozinhe o macarrão al dente em água previamente salgada.
Em uma panela grande, em fogo baixo, refogue o manjericão, o orégano, o pimentão, metade do alho, com metade do azeite, até ficar homogêneo.

Aumente o fogo e adicione o molho de tomate. Mexa com frequência até que o molho esteja borbulhando e consistente, abaixe o fogo e deixe ferver uns minutos, reserve enquanto prepara a outra parte. Lave o espinafre e cozinhe no vapor.
Em uma panela grande e funda, refogue em chama média a cebola e a outra metade do alho na outra metade do azeite até dourar. Adicione os cogumelos e refogue até que toda a água tenha secado. Adicione o espinafre, um ou dois punhados de cada vez. Adicione à ricota e junte as duas misturas em uma única panela.


Monte a lasanha em um pirex. Coloque o molho primeiro uma camada espessa, em seguida, uma camada de macarrão, uma camada de mussarela e queijo parmesão. Terminando com a camada de molho. Na camada final, cubra com o restante da mussarela e queijo parmesão.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 400 graus por 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos em 360 graus. Deixe repousar 20 minutos antes de servir.

 

Você também pode fazer uma salada:

 

Melhore-sua-Memória-comendo-bem

Ingredientes:

Ingredientes:
1 erva-doce de bulbo grande, cortada ao meio e cortada em fatias finas
4 rabanetes, cortados em rodelas,
1 pimentão vermelho, finamente fatiado                                                                                                                                          3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/3 xícara de suco de limão

20 azeitonas pretas sem caroço e picadas
½ cebola roxa finamente picada
1 dentes de alho bem picados
3 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de alcaparras picadas                                                                                                                                          2 pés de alface americano picados grosseiramente
Combine todos os ingredientes.Combine todos os ingredientes em um recipiente grande deixe marinar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.