Como usar as Plantas Medicinais

 

 

 

Tintura: Tem como base o álcool ao invés de água. Deixa-se partes dos vegetais frescos ou secos, quebrados se raízes ou amassados, mergulhados em álcool durante 8 a 10 dias. Filtrar e guardar de preferencia em vidros escuro e ao abrigo da luz.

  Loção: Este tipo de preparação é usada em banhos e compressas em uso local para assepsia e tratamento de feridas, coceiras e outras afeções da pele. Coloca-se uma xícara das de chá contendo o infuso ou cozimento, junta-se adicionando-se ¼ de álcool. deixa-se um tempo para agir o álcool. Agita-se e usa-se localmente.

  Inalação: Ação combinada de vapor de água fervente com ervas aromáticas. Coloca-se água fervente sobre as ervas em uma vasilha com até ½ litro. Deve-se aspirar os vapores pausadamente, inspirando e expirando lentamente durante 20 minutos. deve-se cobrir a cabeça com uma toalha para aumentar a eficacia dos vapores e obter melhor resultado no tratamento.

Decocção: Indicada para a parte mais duras dos vegetais (raízes, cascas e entrecascas, rizomas e sementes). Coloca-se as ervas  lavadas em uma panela. Leva-se ao fogo até a fervura. Deve-se deixar fervendo por um período de 5 a 15 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair). Deixe repousar por 15 minutos em recipiente bem tampado, coando após decorrido este tempo.

Compressa: Para uso tópico geralmente feita com pequenos pedaços de pano ou gaze embebidos em alguma loção, chá, cozimento ou sumo da planta. A compressa é colocada sobre a parte afetada e mantida levemente apertada.

Infusão: Este método aplica-se para as partes macias das plantas como flor, folhas e frutos. Coloca-se a quantidade de planta, suficiente para o preparo, em um recipiente de vidro, louça, ágata ou inox (evite o alumínio pois este solta partículas microscópicas, que são prejudiciais saúde). Em seguida derrame água fervendo sobre a erva no recipiente e aguarde 10 a 15 minutos. Após este tempo coe o infuso, utilizando-se então a posologia indicada.

Cataplasma: É uma preparação feita com farinha e água, geralmente a quente, com adição ou não de planta triturada. É aplicada sobre a pele da região entre dois panos finos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.