VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA COENZIMA Q10

O que é a coenzima Q10

A coenzima Q10, é uma substancia natural produzida pelo organismo, pertence a uma família de compostos denominados quinonas. Quando foi isolada pela primeira vez em 1957, os cientistas a chamaram de ubiquinona, por causa de sua natureza ubíqua. Na verdade, a coenzima Q10 é encontrada em todos os seres vivos e também esta concentrada em muitos alimentos, inclusive castanha e óleos.

Na década passada a coenzima Q10 tornou-se um dos suplementos mais populares em todo o planeta. Os seus defensores usam-na para manter a boa saúde, assim como para tratar doenças cardíacas e outros problemas sérios. Alguns médicos acreditam que a coenzima Q10 é tão importante para o funcionamento normal do corpo que deveria ser denominada vitamina Q. A função básica da coenzima Q10 é catalisar o metabolismo a complexa cadeia de reações químicas durante o qual o alimento é processado em unidades de energia que o organismo consegue usar.

Atuando em parceria com enzimas (daí o nome coenzima), esse composto acelera os processos metabólicos vitais, fornecendo a energia de que as células precisam para digerir os alimentos, curar feridas, manter saudáveis os músculos e desempenhar inúmeras outras funções corporais. Tendo em vista a função primordial desse nutriente na produção de energia, não é atoa que ele é encontrado em todas as células do corpo. É especialmente abundante nas células do coração, ajudando esse órgão a bater mais de 100.000 vezes ao dia.

Alem disso a coenzima Q10 atua como antioxidante, de forma muito semelhante às vitaminas C e E, ajudando a neutralizar as moléculas que agridem as células conhecidas como radicais livres. A coenzima Q10 pode atuar na prevenção do câncer, do infarto do miocárdio, é usada para reforçar a saúde em geral e como suplemento contra o envelhecimento. Como os níveis desse nutriente diminuem com a idade, alguns médicos prescrevem a suplentação diária após os 40 anos de idade. Pesquisas adicionais revelam que a coenzima Q10 pode ajudar a proteger contra coágulos sanguíneos, e reduzir a pressão arterial e os batimentos cardíacos irregulares, e aliviar os sintomas da doença de Reynaud (má circulação nos membros).

A coenzima Q10 é um complemento ao tratamento convencional e não deve ser usada como substituto no lugar de cardiotônicos ou outros medicamentos prescritos pelo medico.  Estudos complementares afirmam que a coenzima Q10 pode prolongar a sobrevida de pacientes com câncer de mama ou de próstata embora os resultados ainda não sejam conclusivos. Também obteve ótima resposta no tratamento e cicatrização após cirurgias bucais e doenças da gengiva.

Esse suplemento é promissor contra as doenças de Parkinson e Alzheimer e a fibromialgia, alem de aumentar o vigor de indivíduos com AIDS. Alguns médicos acreditam que ela pode estabilizar os níveis de açucares no sangue em pessoas com diabetes. Também retarda o envelhecimento, ajuda a perder peso, combate a síndrome da fadiga crônica, alivia múltiplas alergias e reforça a imunidade. Tome o suplemento de manhã e à noite, de preferência às refeições para aumentar sua absorção. A coenzima Q10 deve ser tomada por um longo período, sendo necessárias oito semanas ou mais para se perceber os resultados.

[wpsr_facebook]

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *