Você conhece a Síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpo

Outro dia esta escrevendo, pois gosto muito de escrever e percebi umas dores articulares ora no pulso ora no antebraço. Então fui buscar saber se estas dores não eram a Síndrome do túnel do carpo. Graças a Deus não era, pois os sintomas eram outros. Acredito que fosse a posição que estava forçando o muito a flexão do pulso e do antebraço.

Se você acorda À  noite com dor no pulso ou sente umas agulhadas nas mãos ao realizar alguma atividade, tias como dirigir ou bater claras em neve em um prato, pode estar com essa síndrome. Embora seja considerado um problema dos tempos modernos, a síndrome do túnel do carpo é reconhecida desde a década de 1880.

Mas afinal o que vem a ser está tal síndrome?

Os ossos e os ligamentos do punho clinicamente conhecidos como carpo, deriva do grego karpos forma uma via denominada túnel do carpo. Por ele passam o nervo mediano, que controla o movimento e a sensibilidade na maior parte da mão, e os tendões que unem os músculos do braço e da mão em seu trajeto do antebraço até a mão. O túnel pode ser estreitado por edema dos ligamentos ou tendões, luxação óssea, esporões ósseos ou retenção de líquido. Esse estreitamento pode comprimir o túnel do carpo. Os sintomas podem surgir de forma gradual ou súbita e tendem a ser mais fortes à noite. Os sintomas podem durar poucos dias e desaparecer sem tratamento ou persistir por meses e exigir intervenção medica.

A síndrome do túnel do carpo geralmente é uma lesão por estresse induzida por movimentos repetitivos das mãos ou dos dedos por um longo período. O uso excessivo das mãos durante o trabalho (digitação ou trabalho sequencial ) ou mesmo em atividade de lazer (tricotar tocar instrumento musicais) pode inflamar os tendões ou os ligamentos causando edema e comprimindo o nervo mediano. Alterações no equilíbrio hormonal durante a gravidez, o uso de pílulas anticoncepcionais podem provocar ou agravar os sintomas. Ela é três vezes mais comum em mulheres do que em homens e particularmente comum em mulheres obesas de 30 a 60 anos.

Alguns estudos sugeriram que uma deficiência de vitamina B6 pode causar dormência e à dor da síndrome do túnel do carpo. Essa vitamina é importante na manutenção da saúde do tecido nervoso, aliviando a inflamação e melhorando a circulação. Também pode aumentar a produção cerebral da substancia química GABA (acido gama-aminobutírico) do nervo, que ajuda a controlar a sensação de dor. Além da vitamina B6, a bromelina,  uma potente enzima anti-inflamatória encontrada no abacaxi, é muito eficaz no tratamento da inflamação e de qualquer dor resultante. A combinação de bromelina e a vitamina B6 funcionam melhor que um analgésico isolado. Tem também o açafrão da terra que pertence a família do gengibre, e é outra planta útil. Quando tomado junto coma bromelina, as duas plantas potencializam as propriedades anti-inflamatórias uma da outra e juntas podem ajudar a aliviar a dor da síndrome do túnel do carpo. Embora seja seguro usar o açafrão da índia em longo prazo, reduza a dose pela metade assim que seus sintomas cederem.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *