Usina de saúde

Receitas de saladas que fortalecem os cabelos, deixam a pele lisinha e previnem doenças. As verduras e os legumes fazem da salada uma verdadeira usina de saúde. Muitos deles são considerados alimentos funcionais, aqueles que, alem de alimentar o corpo com vitaminas e minerais, tem substancias que fortalecem o cabelo, deixam a pele lisinha e previnem doenças.

Os carotenóides, por exemplo, substancias que dão cor a as frutas e hortaliças, são poderosos antioxidantes, nesta turma está o licopeno, responsável pelo vermelho do tomate, e o betacaroteno, que da a cor laranja a cenoura. Estes alimentos ainda têm bastante água (salada também hidrata!) e um caminhão de fibras, além de varrer as toxinas do corpo, fazem você mastigar mais vezes ( os nutrientes são melhor absorvidos), sentir saciedade rápido e a perda de peso fica mais fácil, manter o intestino em ordem garante a barriga mais sequinha.

Se as proteínas vêm das carnes magras e os carboidratos dos grãos, pronto: sua salada esta perfeita. De acordo com o nutricionista Sebastião filho, é preciso muito cuidado na hora de escolher o molho para não colocar tudo a perder na escolha. Uma salada com poucas calorias pode ser transformada em uma refeição bombástica se for coberta com um molho gorduroso. Ele lembra que também é bom evitar usar bacon, lascas de parmesão ou batata palha. O especialista ensina que o ideal é a tradicional combinação de sal vinagre e azeite. Vinagre balsâmico, suco de limão, soja, e especiarias como o gengibre ou nós moscada são bons para substituir o sal.

Salada Amarela:

Ingredientes:

1 maça vermelha picada

2 cenouras picadas

2 colheres de sopa de passas sem semente

1 iogurte natural

3 fatias de abacaxi picadas

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes na saladeira e envolve com o iogurte.

Salada capri

Ingredientes:

Rúcula

Alface americana

30g de queijo mussarela de búfala tipo cereja

2 fatias de tomate seco 2 fatias de pêra sem casca

60g de shiitake

Azeite de oliva aromatizado com alho

1 fatia torrada de pão sem casca

Molho

Meio pimentão vermelho sem pele

¼ de xícara de chá de folhas de manjericão

15g de azeitonas pretas sem caroço

60 ml de azeite de oliva extra  virgem

1 colher de café de pimenta vermelha seca

Sal a gosto

Modo de preparo:

Distribua em um prato as folhas, a mussarela fatiada, o tomate seco e a pêra, regue com suco de limão para não escurecer. Em uma frigideira antiaderente grelhe o shiitake no azeite aromatizado. Tempere com sal e distribua sobre a salada. Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha. Regue a salada e sirva com a torrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *