• G+

Sono para o descanso

Sono para o descanso

Encontrando um tempo para descansar

Na virada do século XIX, antes da eletricidade e quando a maioria das pessoas morava em fazendas, o horário habitual para dormir era logo após o pôr do sol e o despertar acontecia quando o galo cantava. Naquela época dormia-se de 9 a 10 horas por noite. Atualmente dormimos bem menos, a necessidade biológica permanece inalterada, afirma a Dra. Donna Arand. Nossos estilos de vida simplesmente não valorizam o sono. Não temos tempo para dormir. Estamos tentando acrescentar sempre mais tempo ao nosso dia-a-dia. e depois que o dia termina, queremos aproveitar também uma parte da noite. Talvez você não esteja dormindo o quanto precise. Veja alguns sintomas:

  • Você se sente tão exausto que adormece assim que encosta a cabeça no travesseiro?
  • Você dorme até tarde nos finais de semana?
  • Você sente vontade de cochilar logo após o almoço?
  • Você adormece em reuniões, ou quando está lendo ou assistindo TV?

Se a resposta a qualquer uma das perguntas foi afirmativa, você simplesmente não esta passando muito tempo na cama como devia. Dedique mais horas ao seu sono e você se sentirá mais disposto. Seu relógio biológico é que deve determinar quantas horas de sono você precisa. É possível acordar todas as manhãs sem usar um despertador, no entanto, é preciso que você adquira este hábito: durma a quantidade de horas que seu organismo necessita todas as noites. Dessa forma, você não via precisar de despertador ou qualquer outro recurso para acordar. Se você tiver um padrão regular de sono, o seu cérebro vai avisar quando já estiver na hora de levantar. Você vai levantar naturalmente. Acorde todos os dias no mesmo horário e não use os finais de semana para compensar as horas de sono perdidas. Não demore a ir se deitar quanto estive com sono. A sonolência é um caminho natural para o adormecer. siga em frente. Quando você demora para ir dormir, seu corpo fica desequilibrado. O ato de dormir e acordar pode funcionar em um ritmo compassado, porque dentro do cérebro há um marcador conhecido como relógio circadiano ou biológico. A palavra circadiano  quer dizer um ciclo de 24 horas. Muitos ritmos biológicos diários que acontecem por todo os corpo estão ligados ao relógio circadiano. São exemplos destes ritmos as secreções de hormônios, proteínas, e enzimas, as oscilações na pressão arterial  e a regulação da temperatura corporal.

A elevação ou queda da temperatura corporal está ligada ao ato de acordar e dormir. Dormir profundamente é um bom exercício físico. Quado você está sonhando, a velocidade do metabolismo do seu cérebro aumenta em 20%. Após passar por momentos de sonolência, você entra em uma faze ascendente, em que a temperatura corporal sobe, e a adrenalina flui e o nível de atenção aumenta.

Você tem problemas para dormir?

Use algumas técnicas simples para acelerar a chegada do sono. Relaxe, ouça uma música suave tome um banho morno. sugere o Dr. Harsh. Fique quieto, crie um ambiente silencioso e escuro. Feche a porta do quarto caso tenha sons que venham de outros cômodos da casa. desenvolva um ritual para a hora de dormir. Pense em situações agradáveis e relaxantes. Use a auto-hipnose para relaxar. Imagine seus músculos soltos, os membros pesados e o corpo afundando na cama.  Nunca durma de barriga cheia pois isto o manterá acordado ou provavelmente lhe dará pesadelos. Todos nós desejamos ter aquele sono tranquilo e profundo que nos restabelece na manhã seguinte. Para ter um descanso e recuperação apropriados, você precisa de um sono ininterrupto que lhe permita alcançar as chamadas fazes do sono. Seguindo as recomendações com certeza você terá um ótima noite de sono.

[wpsr_plusone]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *