E se eu já estiver resfriado!

 

E se eu já estiver resfriado!

 

Venho postando já há algum tempo como se prevenir de gripes e resfriados, hoje vou postar caso você já apresente estes sintomas: início súbito de mal-estar,  dor muscular e articular, tosse. Então você contraiu um resfriado.

Um resfriado é causado por diversas infecções virais do nariz e da garganta, que contagia as pessoas através da tosse ou de espirros.resfriado ou catarro comum (vulgo constipação) é uma infecção viral do revestimento do nariz, dos seios perinasais, da garganta e das grandes vias respiratórias.

São muitos os vírus causadores de resfriados. Os picornavírus, bem como os rinovírus, causam a maioria dos que se manifestam na Primavera, no Verão e no Outono. Os vírus da gripe e os vírus sinciciais respiratórios, que aparecem regularmente no final do Outono e no Inverno, provocam uma grande variedade de doenças, incluindo resfriados. Os da gripe transmitem-se com facilidade de pessoa a pessoa através de gotículas infectadas que são expulsas ao tossir e ao espirrar. Os rinovírus e os vírus sinciciais respiratórios transmitem-se desta forma, mas talvez o façam principalmente por contacto direto com secreções infectadas transportadas nos dedos.

Os sintomas do catarro comum iniciam-se depois de um a três dias de se ter verificado o contacto. Em geral, os primeiros sintomas são mal-estar no nariz e na garganta. Em seguida começa a espirrar, tem o nariz congestionado e sente-se ligeiramente doente. Em regra não existe febre, mas às vezes a temperatura do corpo eleva-se um pouco no início dos sintomas. As secreções do nariz são aquosas e límpidas e podem ser muito incomodas durante os primeiros dias. Posteriormente as mesmas tornam-se mais espessas, opacas, de cor amarelo-esverdeadas e menos abundantes. Muitas pessoas têm também tosse. Estes sintomas costumam desaparecer em 4 a 10 dias, apesar de a tosse, com ou sem expectoração, persistir habitualmente durante mais uma semana ou duas.

As complicações podem prolongar a sintomatologia. A afecção traqueal, juntamente com certa tensão no peito e uma sensação de queimadura é mais frequente em algumas pessoas e com determinados vírus. As pessoas com bronquite persistente ou asma podem ter mais dificuldade em respirar durante um resfriado e depois dele. Após um resfriado pode ocorrer uma infecção bacteriana dos ouvidos, dos seios perinasais ou da traqueia e das vias respiratórias (infecção traqueobrônquica), que requer tratamento com antibióticos.

Uma pessoa congestionada deve evitar o frio e fazer repouso, tentando evitar o contágio com  outras pessoas. Isto costuma acontecer mais nas primeiras fases da infecção. Aqueles que têm febre ou sintomas mais intensos deverão permanecer isolados e em repouso. Beber líquidos ajuda a manter as secreções fluidas para serem mais fáceis de expelir.

As ervas para o catarro  e secreções  são o Guaco, Jatobá, Jucá, Poejo miúdo alecrim-de-jardim, alfafa, bardana, eucalipto, raiz de grama, alcaçuz, alfavaca, e sálvia, bem como banhos de vapor, as inalações, o mel de abelhas e o própolis facilitam a cura dos males das vias respiratórias. Deve-se beber sucos com alto teor de vitamina C e comer alimentos ricos em zinco.  Tome a famosa canja de galinha, preparada com muitos vegetais, pode ajudar a diminuir a inflamação. E como diz aquela frase das vovós… “tome uma colher dessa sopinha e vai ficar melhor”! Evite tomar  aspirina, pois acaba aumentando a difusão do vírus, ao mesmo tempo que só melhora ligeiramente os sintomas. Se for necessário um medicamento para aliviar a dor ou a febre numa criança ou num adolescente, é preferível administrar dipirona ou ibuprofeno, porque a aspirina ocasionalmente aumenta o risco de contrair a síndrome de Reye.

Os descongestionantes nasais só conseguem um alívio temporário e limitado. Os anti-histamínicos podem descongestionar o nariz. Por outro lado, causam sonolência e outros efeitos colaterais, particularmente em pessoas de idade avançada. Inalar vapor ou essências mediante um nebulizador é um método útil para soltar as secreções e reduzir a opressão do peito e pode ser feito também em uma vasilha com folhas de eucalipto e água fervente, para se inalar os vapores. Lavar os canais nasais com um solução salina pode ajudar a eliminar as secreções mais persistentes. A tosse pode ser a única forma de eliminar secreções e resíduos das vias respiratórias durante uma virose. Uma tosse intensa pode ser tratada com um xarope antitússico, ou de forma mais natural com raiz de gengibre, mascando pedacinhos. Use também a  Tussilagem, Para preparar um poderoso xarope contra a tosse, cobrir 30 gramas de folhas bem frescas de tussilagem com meio litro de água e ferver até que a água se reduza a uma xícara. Coar e acrescentar mel. Deixar novamente ferver. Colocar num vidro. Cada vez que a tosse se manifestar, tomar uma colher das de sopa. No caso da asma pode-se fazer a inalação com o decocto dessa planta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *