• G+

řepa e seus segredos benéficos!

beterraba e seus segredos

 

 

beterraba e seus segredos, pouco se sabe a seu respeito e a panaceia de benefícios que esta planta contem.  É uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas.  O colo tuberizado serve, para além dos fins culinários, produção de açúcar (sacarose). É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta. Também conhecida como řepa, na Romênia, Ucrânia, e na maioria destes países do leste europeus onde sua sopa e tradicionalmente conhecida (borch)

A beterraba é rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantido em local fresco e sombreado. Também é usada como combustível alternativo na Europa, sendo usada para a preparação de etanol. A beterraba é recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. As folhas de beterraba possuem propriedades benéficas, semelhantes às folhas do espinafre, ambas sendo utilizadas na indústria farmacêutica devido às suas qualidades terapêuticas. A beterraba tem valiosas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos (BALBACH e BOADIM, 1992).

Os médicos recomendam consumir a beterraba crua, ralada, em salada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é cozinhá-la inteira, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que mantenha intacta a cor vermelha. Tem ação neutralizadora de ácidos, auxilia a formação de glóbulos vermelhos; por ser rica em ferro e cobre, auxilia na produção de plaquetas, promove fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, fortalece tendões e tem ação anti-inflamatória (BALBACH e BOADIM, 1992). Ela fortalece o coração, aumenta a circulação sanguínea, purifica o sangue. Quando utilizada junto com a cenoura tem ação na regulação hormonal.

A Beterraba também tem efeito positivo sobre o cérebro, uma vez que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para  este órgão vital. Além disso, ela é rica em antioxidantes que são altamente benéficos em afastar o Alzheimer. Depois dos 40 anos de idade, deve-se beber regularmente metade de um copo de suco de beterraba misturado com outros sucos de vegetais verdes para desfrutar de boa memória. Pesquisadores descobriram que a alta concentração de nitratos em beterrabas tem um papel chave na luta contra a progressão da demência e melhora na função cerebral.

A combinação única de moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias na verdura ajuda a reduzir o risco de muitos tipos de câncer como o do cólon, pulmão, estômago, dos nervos, da mama, da próstata e dos testículos. O primeiro é betacianina, que tem sido associada com a redução de tumores e lesões pré-cancerosas. Betacianina é também o que dá a beterraba sua escura pigmentação vermelha. A segunda é betanina, que tem sido eficaz em ambos os tumores do fígado e da pele. Pessoas com pressão arterial alta podem se beneficiar muito com o consumo regular de beterraba, devido ao seu alto teor de nitrato. O corpo converte nitratos em nitritos e um gás chamado óxido nítrico. Ambos estes componentes ajudam a aumentar as artérias e a pressão arterial ficar mais baixa. A Beterraba também desempenha um papel na redução do nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o mau colesterol. Devido à presença de carotenóides e flavonóides, ela ajuda abaixar e pode mesmo evitar a formação do mau colesterol. Beterraba é rica em ferro,  o que significa que ela pode ajudar a prevenir a anemia e baixo nível de hemoglobina no sangue. Ela também ajuda na absorção do ferro, o que permite uma boa circulação do sangue e a capacidade de oxigênio que as células vermelhas do sangue podem transportar.

O suco de beterraba é altamente eficaz em ajudar o seu fígado a se desintoxicar. Isto é principalmente devido á betaína e metionina e glicina que ela contém. Ambas estimulam as células do fígado.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *