Qual a diferença entre a linhaça marron e a dourada?

Qual a diferença entre a linhaça marron e a dourada?

Linhaça marrom X linhaça dourada

A linhaça como sabemos  é a semente do linho. Seus benefícios são muitos. Mas muito se tem falado a respeito destas variedades de linhaça. Uns dizem que a linhaça dourada é melhor, pois é mais rica, sendo ela importada do Canada é mais rica em Ômega-3 do que a linhaça marrom que é produzida no Brasil. Na verdade há muitas controvérsias.

fui saber então se realmente existe esta diferença e em vários sites que pesquisei pude concluir que a diferença é minima. Do ponto de vista nutricional, elas são semelhantes, possuem os mesmos nutrientes. Em estudos realizados demonstrarão que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça.

Os dois tipos tem teores similares de ômega 3. Ambos os tipos têm propriedades antioxidantes e alto teor de nutrientes, como fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. No sabor a linhaça dourada é mais suave, enquanto a linhaça marrom tem um gosto mais forte e amargo.

As sementes marrons da linhaça são abundantes no Brasil. É comum encontrar artigos ou mesmo pessoas se referindo as sementes de linhaça de cor marrom de terem maior toxicidade e menor funcionalidade nutricional. O fato é isso não é verdade o que acontece é que a linhaça dourada e pesquisada há mais tempo pelos produtores do hemisfério norte, de onde ela é originaria.

A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea, e já está adaptada ao solo brasileiro, sendo muito cultivada aqui se adaptando ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes.

A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Esta é a única grande diferença entres estes dois tipos de linhaça. Há e sem contar o preço também.

Benefícios:

A vitamina E presente na casca da linhaça e combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Para aproveitar todo seu potencial ela é consumida triturada, já que a mesma é resistente ao passar pelo trato gastrointestinal, o suco gástrico não destrói.

Para tritura-las você pode passa-las em um processador ou no liquidificador no modo pulsar, para não quebra-las demais depois é só guarda-las em pote bem fechado e escuro e de preferência no refrigerador, pois como tempo a sementes acabam ficando oxidadas.

A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa; A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino.

A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes; Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante; A linhaça dourada auxilia no combate à diabetes e a hipertensão;

O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aquela que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

 As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada a cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. As sementes também podem substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use uma colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

E você consome ou já consumiu a linhaça? Para quê? Conte-nos a sua experiência. Compartilhe!

[wpsr_facebook][wpsr_addthis][wpsr_digg]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.