As propriedades curativas do mel

                      As propriedades curativas do mel

Produzido pelas abelhas a partir do néctar que recobrem as flores, sendo necessário, para se obter meio quilo de mel, o néctar de um milhão e meio de flores. As abelhas trazem o néctar uma mistura de água e açúcares junto com o pólen para a colmeia onde as abelhas operarias adicionam enzimas que reduzem seu conteúdo de água para menos de 20% e decompõem as moléculas de açúcar maiores. Duas vezes mais doce que o açúcar, o mel tem ainda uma série de propriedades benéficas para a saúde.

As moléculas menores incluindo a glicose e a frutose são rapidamente absorvidas pelo aparelho digestivo humano. Os açucares do mel se decompõem em substancias que inibem o desenvolvimento das bactérias. Antigamente, utilizavam-no para tratar feridas, queimaduras e doenças da pele. Os Celtas e os anglo-saxões faziam o hidromel, uma bebida revigorante, a partir de mel fermentado e água. Alem dos açucares e da água, o mel apresenta uma composição complexa da qual fazem parte cerca de 180 componentes diferentes tais como pequenas quantidades de cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio, enxofre, fósforo e proteínas.

O mel é popularmente utilizado como Tonico e no tratamento da anemia, distúrbios dos rins e distúrbios da circulação. Os efeitos calmantes são bem conhecidos.principalmente na tosse e dores de garganta. Uma colher de chá de mel em um copo de leite quente alivia a garganta inflamada. Um copo de água com duas colheres de chá de mel e o sumo de meio limão acalma os nervos. O mel também é ótimo para quem tem renite alérgica. Alem de ser ótimo substituto do açúcar branco.

Procure comprar sempre o mel prensado a frio e, se possível, compre-o do produtor. Grande parte do mel à venda nos supermercados passa por um processo de aquecimento que filtra alguns dos nutrientes mais importantes. Comprar mel não filtrado é particularmente importante para quem sofre de febre-dos-fenos, uma vez que este pode ajudar a criar alguma imunidade contra os efeitos do pólen. Indicado para amenizar as insuficiências alimentares eventuais em aminoácidos, sais minerais e diversas vitaminas; Facilitar a assimilação e digestão de outros alimentos; Reforçar o organismo em luta contra as agressões; Dar ao organismo maior resistência contra o cansaço físico e intelectual, em ocasião de atividades intensas, proporcionado melhor rendimento físico.
É também indicado em casos de atraso de crescimento, astenia ou estado de cansaço (físico ou psíquico), anorexia ou perda de apetite e desnutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *