• G+

Óleos e seus benefícios aromáticos

 

Cada planta contém uma combinação única de óleos benéficos e  aromáticos nas raízes, caules, folhas, sementes e flores que se designa por óleo essencial. Os óleos essências de algumas plantas são usados para promover o equilíbrio e  a harmonia do corpo, da mente e do espírito. Seus benefícios terapêuticos podem derivar do efeito que exercem sobre os hormônios e outros mensageiros químicos no organismo e no cérebro.

Veja abaixo alguns óleos e seus benefícios.

Alecrim

Rosmarinus officinalis

Estimula a memória, alivia a indigestão e os gazes; melhoras a circulação; alivia s adores musculares; limpa e estimula a pele; combate infecções.

Alfazema

Lavandula officinalis

Combate a ansiedade, o stress e a depressão. Estimula a renovação das células da pele; reduz as inflamações da pele; ajuda a tratar aftas na boca; reduz o mau hálito e os enjôos.

Camomila romana

Anthemis nobilis

Relaxante; reduz a ansiedade; ajuda a limpar a acne e erupções e inflamações da pele; reduz as inflamações dos músculos; estimula o apetite; combate a diarréia.

Eucalipitus

Eucalyptus globulus

Estimula o estado de vigília; clareia a mente; ajuda no combate de resfriados e gripes; alivia as tosses secas; combate infecções cutâneas; como furúnculos e espinhas; reduz os inchaços e as dores musculares.

Gerânio

Geranium robertianum

Ajuda a reduzir o stress e a ansiedade; tonifica e limpa a pele; combate infecções na boca e garganta; estimula pop fígado e limpa o aparelho digestivo; ajuda o organismo a eliminar as toxinas; combate a retenção de líquidos.

Hortelã pimenta

Mentha piperita

Melhora o estado de espírito; útil no tratamento de choques emocionais; ajuda a reduzir a tosse e as inflamações da garganta; alivia as cólicas intestinais e  a azia; alivia o enjôo do movimento.

Manjerona

Origanum marjorana

Acalma e conforta em caso de tristeza; solidão e perdas afetivas; alivia problemas respiratórios, como a bronquite e a asma; ajuda a aliviar a prisão de ventre; alivia as cãibras

Melaleuca

Melaleuca auternifolia

Não tem benéficos especiais, atua com anti-séptico nas inflamações bacterianas, particularmente da pele; utilizada de limpeza de cortes superficiais.

Sândalo

Santalum album

Sedativo e relaxante; bom remédio para a insônia; alivia as irritações na garganta, a bronquite e a asma; a macia a pele seca; combate a  capa alivia vômitos e diarréias.

A natureza nos propiciou uma farmácia natural, bastando apenas termos conhecimento dela.

Comente de sua opinião. sua opinião ou comentário é muito importante para nos.

Até a proxima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *