Chá Branco e suas propriedades

 

chá branco é a infusão de chá com folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

A maioria dos Chás Brancos são produzidos na província de Fujian. As principais variedades são : Pai Mu Tan, Silver Needle e Fannings. O Pai Mu Tan é classificado como um “Chá Especial”, por causa do seu processo de preparação ser complexo e sua produtividade ser baixa. O chá branco contém alegadamente propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do cancro do cólon e maior quantidade de antioxidantes que outros chás. Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz.

Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Camélia sinensis é uma planta da família Theaceae. Os chás branco, verde e preto são colhidos desta espécie, mas processados diferentemente para alcançar níveis variados de  polifenóis. Suas folhas possuem cerca de 30% de compostos polifenólicos, principalmente epicatequinas, cuja principal propriedade terapêutica é a propriedade antioxidante. Na sua penúgem esbranquiçada, possui uma concentração 40% maior de catequinas e polifenóis, que são substâncias altamente antioxidantes e termogênicas, podendo possuir um efeito emagrecedor maior do que o chá verde

O Chá Branco, também conhecido como “White Tea”, entre todos os chás conhecidos é o que apresenta maior concentração de polifenóis além de outros antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. A concentração destes polifenóis é superior mesmo ao afamado chá verde e isso ocorre porque o Chá Branco é menos processado. Além dos polifenóis, também é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal, ajuda a prevenir cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal e de quebra ajudam na regeneração da pele.

Agora que você já sabe mais a respeito destes chás faça sua escolha e aproveite para se deliciar com eles.

No próximo post estarei falando do chá Preto.

Até lá

One Comment

  1. Pingback: Pão Integral de Centeio - Verdes Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *