Prepare-se para o Inverno.

 

Prepare-se para o Inverno.

Apesar de estarmos no outono, pouco se vê o se sente porem o inverno se aproxima e com ele também as alergias, gripes e resfriados. Então nada melhor que já ir se preparando para ele. Começar já uma alimentação que lhe de propicie os nutrientes para passar por esta época do ano de forma saudável, e principalmente sem a tal da medicação alopática.

       Coma bastantes frutas, verduras e legumes.  Você já deve ter ouvido esta recomendação inúmeras vezes. A indicação se confirma nutricionalmente com a ingestão de 500g de alimentos in natura, tais como:

 ACEROLA: que é fonte de vitamina C que potencializa a função de células imunológicas e auxilia na manutenção de mucosas, inclusive do trato respiratório. Pode acelerar o processo de recuperação de gripes e resfriados.

BRÓCOLIS: Excelente fonte de betacaroteno, essencial para a saúde das mucosas do trato respiratório. Sua deficiência reduz do número de células de defesa e aumenta a suscetibilidade de infecções bacterianas ou virais. Outros alimentos ricos em betacaroteno são abóbora, damasco, fígado, cenoura e melão.

FEIJÃO: rico em aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos e zinco que previne doenças imunológicas e a diminuição de linfócitos do sangue, células que defendem o corpo contra invasores, principalmente, virais.

ALHO: Sua principal contribuição é proveniente dos compostos bioativos, como os compostos sulfurados com potencial efeito antiviral. Alimentos como cebola ou brócolis também possuem essas substâncias, porém no alho estão presentes em quantidades três vezes maiores.

COGUMELOS: Possuem beta-glucanas que estimulam o sistema imune. Pesquisas demonstram atividade dos extratos de cogumelo contra bactérias, como E.coli, estafilococo e ramificações de tuberculose, bem como contra uma ampla variedade de vírus, varíola e do vírus da influenza. Os mais populares são o champignon e o shiitake, entretanto, as espécies maitake e shiitake são os cogumelos medicinais mais conhecidos e pesquisados.

PROTEÍNA DO SORO DO LEITE (WHEY PROTEIN): possui compostos bioativos que proporcionam estímulo linfocitário (células de defesa) e produção de anticorpos. Por ser mais facilmente digerida e absorvida, sugere-se que sua ação seja altamente benéfica ao organismo humano antes, durante e após períodos de exercícios intensos e/ou prolongados.

CARNE VERMELHA: possui ferro fundamental para produção de células que transportam o oxigênio necessário para o adequado funcionamento do corpo e maior resistência à doenças. Outras fontes de ferro são ovos, hortaliças verde-escuras, feijão e frutas secas.

OVO: É um alimento rico em vitamina E, essencial para melhor absorção das vitaminas A e C. Auxilia na proteção das membranas das células contra substâncias tóxicas que podem causar danos às estruturas das células e, dessa forma, desencadear doenças. Além disso, também possui aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos. Outros alimentos ricos em vitamina E são: nozes e castanhas, amêndoas e abacate.

Faça sopas com ervas como manjericão, orégano, alecrim, salsa e cebolinha além do valor nutricional, também proporcionam  aroma delicioso e sabor inusitado ! Pois melhora a imunidade ajuda a controlar a pressão arterial, reduz o risco de doenças cardíacas. Calcula-se que a quantidade de 500g (sendo 2 a 4 porções de frutas e 1 prato de sobremesa de verduras e-ou legumes diariamente), garante o aporte diário de nutrientes básicos para uma somatória de benefícios e preventivos.

Nos dias frios tome leite quente com cevada e canela, alem de saboroso é muito rico em minerais. Opte também pelos chás, pois nesta época do ano nosso consumo de ingestão de líquidos cai pela metade. Assim estará sempre hidratada e protegida. Uma pedida que reforça o sistema imunitário é o chá de Equinácea que ajuda a passar o inverno sem gripes. Mas cuidado com o frio vêm também as festas juninas, é sempre bom lembrar-se de evitar os pratos gordurosos também nas comemorações. Nesta época temos a tendência de comer mais principalmente em regiões mais frias.

 

Desta maneira através de uma alimentação balanceada você estar construindo defesas para quando o inverno chegar.

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.