Equilibrio Alimentar

O atleta que queima milhares de calorias por dia e o aposentado sedentario são extremo opostos. ainda assim, ambos necessitam da mesma proporção de nutrientes para permanecerem saudáveis.

Uma dieta saudável pode ser resumida em três palavras: variedade, moderação e equilíbrio.  O departamento de agricultura dos EUA criou a Pirâmide Alimentar, que divide os alimentos em seis grupos básicos e recomenda um número  de porções diarias de cada um. Estas porções são de tamanho médio e, se uma pessoa seleciona uma variedade de alimentos de cada grupo não terá problemas em montar uma dieta equilibrada.

Para manter a saúde o corpo precisa de uma dieta equilibrada de de carboidratos, gorduras e proteínas para obter energia, crescer ou reparar as células danificadas. Pelo menos 13 vitaminas e 16 minerais são essenciais à manutenção da saúde. Os carboidratos complexos ricos em amido, tais como pães, cereais, arros e massas, formam a base da Pirâmide indicando que estes alimentos saõ a base de uma alimentação equilibrada.  No ápice etão as gorduras, açucares, álcool e sal, itens que devem ser usados com moderação.

Na parte central ficam os grupos de laticínios, carnes, leguminosas e nozes. Somando-se tudo isso obtém-se de 15 a 26 porções por dia pode parecer muito, mas são porções pequenas. Assim se uma pessoa quer perder peso deve optar por uma dieta de baixas calorias rica em frutas e verduras com o mínimo de porções de carnes, laticínios, e amidos que tendem a ter mais calorias.

Gorduras, açucares, álcool e sal, consuma pouco

Carnes, peixes, feijões e nozes. Consuma 2 a 3 porções ao dia

Frutas. Coma de 2 a 4 porções ao dia

Laticínios. Coma 2 a 3 porções ao dia

Vegetais. Coma de 3 a 5 porções ao dia

Uma dieta balanceada da ênfase a uma ampla variedade de cereais e outros carboidratos complexos. Podendo assim montar varias dietas e cardápios de acordo com a nessecidade.

 

Equilibrio alimentar 

http://verdesnaturais.com/wp-content/uploads/2011/07/alimenta%C3%A7%C3%A3o.jpgO atleta que queima milhares de calorias por dia e o aposentado sedentario são extremo opostos. ainda assim, ambos necessitam da mesma proporção de nutrientes para permanecerem saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.