Dessensibilização

 

 

 

 

O que vem a ser a Dessensibilização. É um tratamento experimental onde a pessoa alérgica passa por uma adaptação aos poucos a compostos, em geral proteínas, que o organismo reconhece como estranho e potencialmente nocivo ainda que se encontre nos alimentos. Este tratamento esta sendo realizado no Hospital das Clínicas em São Paulo, e tem funcionado na maioria dos casos.

Então o corpo deixa de combater esses compostos e a pessoa passa a conviver em paz porções moderadas do alimento. O procedimento porém, é arriscado e exige acompanhamento medico, pois ha o risco de o paciente sofrer uma reação alérgica grave durante o tratamento. informa Ariana, coordenadora do Ambulatório de Alergia alimentar da USP onde o tratamento é feito experimentalmente. Embora este mesmo tratamento é feito já no EUA e na Europa.

Por esta razão,  começar o tratamento que dura de 2 a 3 meses, os médicos investigam por meio de testes na pele e exames de sangue a concentração máxima de determinado alimento. Oa mais comuns são leite, ovo, trigo e soja com o qual o organismo pode ter contato sem desencadear uma reação alérgica. As doses diárias da solução só começão a serem ingeridas depois de tomado um medicamento antialérgico  que reduz ainda mais o risco de o sistema imune reagir.

À medida que aumenta a tolerância do corpo ao composto alergênico, as doses se tornam mais concentradas até que no final da Dessensibilização, seja possível consumir uma porção média do alimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.